sexta-feira, 8 de junho de 2012

Como escolher o Verniz?


COMO ESCOLHER O VERNIZ?

É muito importante usar um verniz após a pintura, pois ele protege a peça contra arranhões, sujeira, umidade, mofo e outros fatores.
Lembrar sempre de verificar se o produto é à base de água ou solvente, pois imediatamente após o uso, o pincel (ou outra ferramenta usada) deve ser limpo nessa substância. Do contrário, o verniz irá endurecer nas cerdas e dificilmente voltará ao normal.
Existem vários tipos de vernizes para artesanato: com cheiro, sem cheiro, brilhante, fosco... é só escolher o que se adapta melhor com você.

À BASE DE ÁGUA:

Verniz Acrílico Brilhante: Apesar de ele ser branco no frasco, ele fica totalmente transparente. Indicado para pessoas alérgicas, pois quase não tem cheiro. Aplicar com pincel. Para dar acabamento em tela, madeira, papel, cortiça, cerâmica, gesso, isopor, etc. Pode ser usado como seladora para materiais porosos. Secagem rápida. Não tóxico. Por ser à base de água, não protege tanto quanto os demais. O brilho é bem suave.

Verniz Acrílico Fosco: mesma função do acrílico brilhante, porém sem brilho algum.

Laca Acrílica: Mesma função do acrílico, porém com maior proteção e muito brilho.

Laca Acrílica Cristal: mesma função da Laca, mas possui glitter de várias cores.

Madrepérola H2O (pérola ou ouro): Para aplicação sobre vidro, metal, madeira, cerâmica e gesso. Bem brilhante. Sem cheiro. Porém não é totalmente transparente, acabamento perolizado, nas cores pérola ou ouro.


À BASE DE SOLVENTE (THINNER/AGUARRÁS)

Verniz Geral: Não indicado para pessoas alérgicas, pois possui cheiro bem forte. Secagem lenta. Com muito brilho. Aplicar com pincel. Pode ser usado em madeira, gesso, cerâmica, tela, biscuit, cortiça, etc. Protege bastante a peça, podendo fazer a limpeza da mesma com um pano molhado.

Verniz Cristal: Por ser amarelado, não é indicado em peças com cores muito claras. Cheiro forte. Secagem rápida. Muito brilho e proteção. É mais fácil de ser aplicado do que o verniz geral (pois é mais líquido) e com menor custo.

Verniz Fosco: Verniz fosqueador para imitar o efeito de jato de areia em peças de vidro e porcelana. Também pode ser usado para acabamento em peças de madeira, cerâmica, etc, sendo totalmente fosco. Cheiro forte.

Verniz Vitral Incolor: Indicado para aplicação sobre vidro, mas com excelente desempenho sobre metal, madeira, cerâmica, gesso, etc. Secagem lenta. Cheiro forte. Com muito brilho, parecendo um vidro.

Verniz Vitral Madrepérola: Mesma função do incolor, porém sendo perolado. Indispensável para uso com a Tinta para Marmorizado.

Verniz Fixador Spray (brilhante, fosco, semi-brilho): Especial para acabamento final de pinturas à óleo e acrílica. Também usado para outras superfícies. Após seco deixa sobre o trabalho uma película transparente.

2 comentários:

  1. gostaria de saber se o verniz fixador spray protege bem, mal, mais ou menos uma pintura acrilica

    desde ja os parabens pelo post, muito bom :D

    ResponderExcluir
  2. qual verniz posso usar sobre o verniz vitral.

    ResponderExcluir